book%20open%20surrounded%20by%20lights%20and%20leaves_edited.jpg

Blog Cavernoso

Use a Máscara


Cidadeleir@s,


a Cidadela é uma mom and pop store, como se diz nos Estados Unidos, um pequeno negócio familiar. Por diversos motivos diferentes, que vão desde o conceito que desejamos para cá até a mais pura e simples necessidade financeira, esta loja é a extensão da nossa própria casa.


Nossa de quem?


Nossa de um pai, uma mãe e um filho, que hoje é um bebezinho.


Especialmente por essa razão, nós temos pedido a todos que usem máscara de proteção aqui dentro, porque queremos proteger nossa família, especialmente nosso filho pequeno.


Não podemos esquecer que, infelizmente, a pandemia de COVID-19 ainda não acabou. De acordo com o repositório de dados do Centro de Sitemas de Ciências e Engenharia da Universidade Johns Hopkins (Center for Systems Science and Engineering at Johns Hopkins University) divulgado pelo Google aqui, até o sábado, 30 de julho, no Brasil morrem em média 246 pessoas por dia por causa dessa doença e ainda assim, são registrados 36.866 novos casos. Ao todo, já foram 679 mil mortes no Brasil, 972 só na nossa cidade.


Como se não fosse o bastante, a OMS já declarou que a Varíola dos Macacos (Monkeypox) constitui uma Emergência Global de Saúde, enquanto o Brasil já é o 6º país com mais casos no mundo: 1.369 .


Aqui nós não consideramos esses dados desprezíveis e eles ainda não permitem que nos sintamos confortáveis em abandonar uma prática tão simples e já bastante incorporada às nossas vidas - ainda mais quando há, para nós, tanta coisa em jogo.


Evidentemente, sabemos que há pessoas que possuem condições pessoais (como problemas saúde, p. ex.) que limitam ou impossibilitam o uso esse equipamento de proteção e é claro que o uso da máscara não será exigido nestes casos.


Sabemos também que é necessário remover a máscara para comer um lanche ou tomar alguma bebida e não queremos que nossos clientes tenham que fazer isso às pressas, mas sim com calma e conforto. Outrossim, não estamos cegos ao fato de que às vezes é simplesmente preciso remover a máscara por breves instantes para aliviar algum desconforto. Essas situações são relevadas, isto é, escusadas, porque entendemos que é de bom senso e razoabilidade.


Excetuadas tais situações, portanto, o uso de máscaras de proteção é uma regra de bom convívio que temos em nossa loja, da qual por ora não abriremos mão. Insistimos para que todos respeitem essa regra e que tragam consigo suas próprias máscaras quando vierem nos visitar.


Ressaltamos que costumeiramente a loja disponibiliza gratuitamente máscaras descartáveis no balcão do caixa, além de contar com álcool em gel à vontade para higienização das mãos.


É um pedido que fazemos contando com a empatia de vocês. ;)