book%252520open%252520surrounded%252520b
a Cidadela fundo transparente.png

Blog Cavernoso

Boardgames históricos



Chegamos ao mês de abril. Quarto mês do calendário gregoriano, cujo nome deriva de "aprilis", talvez uma referência dos antigos romanos à abertura da época de germinação das culturas como sugere a Wikipedia PT-BR, mas mais provavelmente uma palavra derivada do radical latino "apero-", que significa o "segundo". É que os antigos romanos pegaram emprestado várias coisas dos gregos, né, inclusive o calendário, que tinha dez meses e começava com Martius, seguida com aprilis, Maius, Junius, etc.


É muito interessante observar na História como as civilizações humanas legaram conhecimentos sem os quais nenhuma maravilha moderna poderia existir e como foram muitas as oportunidades que povos invasores ou simplesmente dominantes tiveram de destruir tudo o que os dominados produziram e, no entanto, muitas vezes preservaram esse conhecimento e o incorporaram às suas próprias culturas. P. e.x., imagine se os romanos tivessem destruído ou negado todos os fundamentos do conhecimento grego. E como é curioso ver as aspirações de grandeza destes, os sonhos de perpetuação de sua cultura e de vê-la triunfar sobre as demais - de que são sinais os grandes monumentos, grandes templos, bibliotecas e outras maravilhas que não eram outra coisa senão expressões de uma humanidade que, mesmo banhada em sangue pelas constantes guerras, aspirava alcançar os "deuses".


Diversos jogos de tabuleiro modernos emulam este espírito dos povos antigos, que vão muito além da guerra. Neles os jogadores são convidados a assumirem o controle sobre tribos, povos ou nações inteiras tentando sua evolução cultural, manejando recursos para desenvolverem suas próprias metrópoles e cidades, investindo em ciência, distritos culturais ou simplesmente aprimorando o comércio para terem uma vantagem sobre os rivais.


Aqui na Cidadela temos exemplos disso em jogos como Through the Ages, 7 Wonders, Hadara, CIV Carta Impera Victoria, e tantos outros que através de mecânicas de disputa por recursos e muita estratégia podem fazer o jogador levar seu povo à glória máxima.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre

Política de Privacidade

Mapa do Site

Rua Souza Cardoso, 127, L.03, Nova Friburgo, Rio de Janeiro

© 2021 A CIDADELA. A CIDADELA E SEUS SINAIS IDENTIFICADORES SÃO MARCAS REGISTRADAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.