a Cidadela fundo transparente.png
Imagem%252520PNG%2525202_edited_edited_e

Board Games &

Card Games

Todo mundo sabe dizer basicamente o que é um jogo de tabuleiro - até as crianças. Estes jogos têm acompanhado a humanidade há milênios e estão muito profundamente arraigados na cultura de praticamente todos os povos da Terra - tome como exemplo o jogo de Xadrez ou de Damas. Normalmente, trata-se de uma superfície plana, pré-marcada com desenhos ou símbolos com os quais os jogadores devem interagir de alguma maneira utilizando as peças do jogo. As temáticas e as regras podem ser as mais variadas, às vezes dependendo mais de sorte, às vezes mais de estratégia. 

A primeira geração de jogos de tabuleiro popularizou títulos como Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Detetiva, Perfil, War e tantos outros que foram produzidos e/ou distribuídos no Brasil por empresas como Estrela e Grow. Com o advento e posterior popularização dos jogos eletrônicos, pode-se dizer que estes jogos "analógicos" perderam espaço na predileção do público. Por volta da década de 2010, todavia, o que se viu foi a chegada dos chamados jogos de tabuleiro de segunda geração ao Brasil.

Tais jogos se destacam dos seus antecessores por exibirem maior cuidado e qualidade geral de suas caixas e componentes e principalmente por apresentarem mecânicas de regras e temáticas inovadoras. A combinação de qualidade e inovação despertou interesse renovado do público brasileiro que incorporou tais jogos a sua rotina de hábitos nerds e passou a chamá-los simplesmente de board games para diferenciá-los dos jogos de tabuleiro mais simples, de primeira geração.

 

A base de fãs dos board games modernos costuma dividir estes jogos em três categorias: euro games, ameritrash, war games card games.

PHOTO-2020-01-28-19-55-52.jpg

Jogos de tabuleiro podem ter os mais diversos estilos. Alguns utilizam miniaturas, dados e outros recursos impressionantes que saltam aos olhos. 

Os euro games são assim chamados porque seus precursores têm origem europeia, mais especificamente na Alemanha do final da década de 80 até meados da década de 90. São jogos com regras relativamente simples, onde há pouco conflito direto entre os jogadores, que geralmente disputam recursos no tabuleiro que são necessários para realizar tarefas que valem pontos ao final da partida. Neste estilo de board game, a sorte costuma ter pouca importância e o que realmente determina a vitória são as decisões estratégicas tomadas pelos jogadores.

 

Os ameritrash na verdade são jogos de estilo americano. Essa nomenclatura pejorativa obviamente negligencia as muitas virtudes destes jogos, que costumam possuir manuais extensos, muitas regras e grau de complexidade mais elevado. Estes jogos também possuem visual mais estonteante, com uso de miniaturas e etc. (diferente dos euro games, que via de regra apostam em um visual mais lúdico e abstrato). 

 

War games são jogos de tabuleiro que simulam batalhas entre grupos de unidades adversárias em nível tático e estratégico.  Estes jogos fazem uso pesado de miniaturas, cenários 3d, dados, possuem regras complexas e são baseados no conflito direto entre os jogadores. 

Finalmente, como o nome já sugere, os card games não são exatamente jogos de tabuleiro, mas sim jogos de cartas. Todavia, estes jogos não utilizam baralhos clássicos como, p. ex., o francês (de 5 naipes), mas sim baralhos temáticos próprios. Ou seja, cada jogo tem o seu próprio baralho, comumente chamado de deck, com arte e visual únicos, desenvolvidos para se amoldar e enfatizar as mecânicas do jogo. Assim como ocorreu com os jogos de tabuleiro propriamente ditos, esses card games modernos passaram a utilizar estilo e mecânica inovadores não sendo raro observar jogos híbridos, que misturam cartas, miniaturas e tabuleiro. 

Aqui na Cidadela trabalhamos com as principais editoras de board games card games do Brasil. Dispomos de um acervo bastante amplo de jogos para venda e também temos miniaturas, caixas organizadoras, dashboardsinserts, sleeves de diferentes tamanhos e outros acessórios para todo tipo de jogo de tabuleiro e card games