Dungeons and Dragons - 5ª Edição

Quando Monte Cook voltou para a Wizards há um tempo atrás, os boatos vieram com força total: uma nova edição de D&D está a caminho...

Bem, os boatos eram verdadeiros: a Wizards anunciou nesta semana que pretende lançar a 5ª edição. Mas, dessa vez, pretende ouvir os jogadores, tanto os velhos quanto os novos, para tentar voltar ao topo, eis que Pathfinder se tornou o maior rpg da atualidade (o que é bastante curioso, eis que se trata, em verdade, de um D&D 3.75, rsrs).

Não sei se obterão um resultado e se essa estratégia não se trata apenas de falácia, mas acho que a idéia de ouvir a opinião dos jogadores e tentar criar um jogo com base nesse feedback pode ser interessante. Formar o jogo baseado nos jogadores é um bom primeiro passo.

Como já é bem tarde, não vou me estender no assunto. Seguem abaixo alguns links com mais informações (certamente devem haver muitos outros por aí):

http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=373

http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=374

http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=375

Vamos ver no que vai dar...

Comentários

  1. Puta merda! rsrs... Quem começou a comprar a 4ª ed. se fudeu legal então... a menos que eles estejam pensando na 4.5. Mas pelo visto não é o caso.

    Vamos ver, eu animo de comprar algum material da 5ª ed., mas tem que se sentir primeiro como será.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e to querendo marcar uma nova sessão de jogo neste fds. Quem topa?!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que se eles ouvirem mais a galera vai ficar legal.
    Eu nao estarei ai grande mario, mas se vcs conseguissem, gostaria de jogar. Tive umas idéias 'diabólicas' pra continuação.

    ResponderExcluir
  4. Eu topo, claro... Mas preciso ter certeza até amanhã, pois há uma grande possibilidade de marcar outra coisa se não for rolar.

    Aliás, devo te ligar pra nos encontrarmos depois do trabalho, pra te entregar o cheque e, talvez, saber sobre a sessão...

    Sobre a 5ª, quem diria que D&D chegaria a perder a 1ª colocação em algum momento, não é? Nem mesmo na época áurea da White Wolf eles deixaram de ser os primeiros em vendas (acho que no Brasil sim, mas não nos EUA).

    Mas a 4ª foi uma cagada tão grande, afastou tantos jogadores fiéis, que isso acabou acontecendo. E um tal de D&D Essentials já parece ter sido uma espécie de 4.5, com regras alternativas e tal (mas não tenho certeza, já que nem sabia da existência dessa parada até 2 dias atrás, rsrs).

    Acredito que ouvir os jogadores sobre o que eles desejam ver no jogo é um bom primeiro passo (a Paizo fez isso com Pathfinder), mas nada garante que realmente irá funcionar. Todavia, torço muito para que sim. Ainda que não dependamos de uma nova edição para jogarmos, seria ruim ver o D&D morrer assim, espero realmente que essa nova edição venha a ter sucesso (agora, se vai sair no Brasil já é outro problema, haja vista os boatos sobre a Devir estar falindo ou, pelo menos, desistindo do mercado rpgístico; porém, acredito que isso seja só boato, se a 5ª vier forte, com certeza lançarão).

    Pelo que parece, os testes devem começar agora em março ou maio, tem uma lista de cadastramento no site da Wizards. Com isso, suponho que o jogo só deva sair no ano que vem (algumas pessoas apostam em 2014, em que o D&D completará 40 anos, mas não acredito que vão esperar tanto tempo assim pra tentar recuperar a liderança do mercado).

    Com essa notícia, acabei lendo algumas outras coisas sobre rpg (há quanto tempo não fazia isso!)e descobri que lançaram um rpg nacional chamado Old Dragon, que parece ser um AD&D 2ª edição reformulado. Pareceu interessante, e está fazendo certo sucesso. O livro é baratinho, cerca de 20 reais. Pena não termos uma livraria especializada por aqui...

    ResponderExcluir
  5. vou dar uma olhada nesse tal de Old Dragon só de curiosidade...

    ResponderExcluir

Postar um comentário