As Novas Regras da Casa

Bom dia amigos!

Bem, não é exatamente "dia", mas como passa da meia noite e não se costuma dar "boa madrugada" pra ninguém, vai "bom dia" mesmo!

Após muito refletir, muito pensar e ponderar, consegui definir o novo pacote de regras da casa que irão reger nossas fabulosas sessões de RPG nesta nova era que estamos para inaugurar em breve.

Antes de tecer maiores considerações sobre como este novo sistema irá funcionar, vou apresentar a lista de regras da casa.

A primeira regra consiste na ratificação dos 7 MANDAMENTOS, que se encontram permanentemente fixados na barra lateral do nosso blog. Diga-se, por oportuno, que não faz muito tempo e dei uma breve repaginada nos mandamentos (coisa simples). Pode parecer uma piada, ou uma brincadeira, e talvez estes mandamentos tenham surgido como tal. Porém, hoje verifico que eles são de SUMA importância para o bom andamento do jogo. Então, repeitem-nos e teremos já um bom começo em termos de organização.

Um add-on importante diz respeito ao material de jogo que todo mundo deve ter consigo. É extremamente recomendável que os jogadores carreguem consigo todo o material que julgarem necessário para manter seus personagens up to date. Como mestre já sou obrigado a carregar livros do cenário, pastas com mapas, blocos de anotações, livro dos monstros e, às vezes, o livro do mestre. Logo, não vou me encarregar também de carregar livro do jogador ou qualquer outro material específico para qualquer personagem do grupo. PDFs estão dando sopa na internet, e uma recarga de cartucho custa uns 10 Reais no centro da cidade. Logo, se você não tem condições de comprar o livro, imprima pelo menos aquilo que lhe interessa (ou que diz respeito ao seu personagem) e carregue este material consigo para as sessões.

Desnecessário dizer que nosso palco de campanha continuará sendo Greyhawk, sendo certo que deslocaremos um pouco nosso eixo de aventuras para Nyrond/Aerdy.

Com isso, fica ratificado o que anunciei em um post passado, no sentido de que os jogadores poderão fazer alterações em seus personagens e no background dos mesmos. Além disso, tudo o que foi jogado até o momento será tratado como um prelúdio do resto da campanha, estando igualmente suscetível de modificações externas que sirvam aos interesses de jogadores e mestre.

Em termos de mecânica de jogo, ratifico o que disse anteriormente aqui no blog. As regras básicas serão da edição 3.0 de Dungeons & Dragons e, portanto, SÓ ESTÁ LIBERADO MATERIAL DESTA EDIÇÃO QUE CONTENHA A CHANCELA DA WIZARDS OF THE COAST (WotC) e de mais nenhuma outra edição ou editora.

Eu poderei autorizar o uso controlado de material de outras edições ou editoras, mediante solicitação dos jogadores. Contudo, reservo-me o direito de vetar tudo se quiser. Adianto, porém, que o critério, embora eminentemente subjetivo, estará pautado sempre no bom andamento da campanha, de modo que material que não se adeque ao cenário, à campanha ou ao estilo de jogo não terá a MENOR chance de ser utilizado. Outro ponto importante é que não autorizarei o uso de qualquer material extra que não tenha relação de pertinência com a interpretação do personagem. Isto significa que o único material disponível para fazer "combos" será o da 3.0. O material da 3.5 e/ou outras edições (como, inclusive a 3.75 - Pathfinder) só será autorizado na medida em que servir para representar alguma característica do personagem, tendo, portanto, pertinência com ele e NÃO somente porque tal material se adequa aos planos do jogador de fazer seu personagem mais forte. Na prática, isto representa que todo material extra só será autorizado mediante uma justificação "in game" da parte do jogador.

Às regras básicas, faz-se os seguintes aditamentos:

Classes:
Está disponível para escolha dos personagens o Ranger Urbano (Unearthed Arcana, p. 55).

Habilidades de Classe:
Está disponível para escolha dos personagens a substituição da habilidade "Inimigo Predileto" pela corelata "Ambiente Predileto" (Unearthed Arcana, p.65).

Perícias:
Doravante estamos adotando o sistema Complex Skills (Unearthed Arcana, p.81).

Combate:
Doravante estamos adotando o sistema Defense Bonus (Unearthed Arcana, p.109), Armor as Damage Reduction (Unearthed Arcana, p.111) e Massive Damage and Alternate Threshold Levels* (Unearthed Arcana, p.119).

Magias:
Doravante estamos adotando o sistema Metamagic Componentes (Unearthed Arcana, p.139) e Spell Points (Unearthed Arcana, p.153).

- - -

* O sistema Massive Damage and Alternate Threshold Levels prevê o seguinte:
A regra de dano maciço prevista no Livro do Jogador diz que um personagem que sofra 50 pontos ou mais de dano precisa fazer um reste de fortitude contra determinada CD e, falhando em tal teste, morre instantâneamente.
A nova regra prevê que o limiar para a aplicação dos efeitos do dano maciço passa a ser a Constituição do Personagem + 2 por Dado de Vida. Assim, um Guerreiro de Nível 3 com 14 pontos de vida tem um limiar de 20 (14 + [3 x 2]). Isto significa que ao sofrer 20 ou mais pontos de dano em um só golpe, o personagem sofrerá os efeitos do dano maciço.

Isto nos leva à questão dos efeitos propriamente ditos. A regra nova também altera este ponto. Doravante um personagem que sofra em um único ataque uma quantidade de dano que iguale ou ultrapasse seu limiar precisará fazer um teste de Fortitude CD 15. Caso falhe no teste, o personagem terá seus pontos de vida reduzidos para -1. O personagem começa a morrer e cai inconsciente, mas ainda pode ser estabilizado ou ajudado por seus amigos, exatamente como qualquer outro personagem que tenha -1 PVs.

Neste tocante, temos ainda um novo talento:

LIMIAR DE DANO APRIMORADO
O personagem possui um limiar de vida acima da média.
Benefício: Este talento aumenta o limiar de dano maciço de um personagem em 3 pontos. Logo, um Guerreiro de Nível 2 com Constituição 14 teria um limiar 23 (14 + [3 x 2] + 3) ao invés de 20, como seria o normal.
Especial: Um personagem pode escolher este talento múltiplas vezes, pois os bônus se limiar se acumulam.

- - -

A princípio estas são as novas regras da casa. Não sei ao certo se tais regras funcionarão em nossa campanha, então as considero como em fase de testes, até que tenhamos uma opinião mais definida sobre seu funcionamento.

Pessoalmente, acredito que a combinação destas regras de combate favorecerá o uso racional das armaduras, que fornecerão menos CA, porém conterão RD - o que implica não só na quantidade de dano sofrida pelo personagem a cada rodada, mas também diminui a chance de que um personagem sofra os efeitos de dano maciço que, por sinal, não é mais necessariamente fatal. Por outro lado, personagens que optem por não usar armaduras (ou usar armaduras mais leves) não ficarão desprovidos de proteção, pois haverá o Defense Bonus para ajudar na deflexão de golpes.

Existem outras variantes que podem ser testadas, também. Mas, por ora, estas serão as modificações implementadas a partir de sábado.

Por derradeiro, cabe ressaltar que todas as variantes (como já devem ter notado) saíram do livro Unearthed Arcana e, portanto, já foram amplamente testadas e desenvolvidas pelos caras da Wizards of the Coast. Não custa lembrar que a maioria, senão todas, estas variantes são Core Rules em outros jogos do sistema D20, como D20 Modern, Call of Cthulhu e Star Wars D20. Trata-se, portanto, apenas de uma questão de adaptação e gosto pessoal.

O que quero dizer é que estas novas regras não são desequilibradas ou sei lá o que. Elas podem, realmente, ser mais ou menos letais do que o standard de Dungeons & Dragons, contudo, isso não é necessariamente uma coisa temível.

De toda sorte, as modificações ficarão sob observação, e a meu critério poderão ser banidas ou ratificadas.

Demais orientações serão repassadas na mesa de jogo.

Até breve!

Comentários

  1. Massa!

    Nao conheço nenhuma das modificaçoes mas vou ler no UA.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Dei uma lida nas regras de combate (concernando as armaduras).

    Talvez usar as duas regras (defense bonus E reduçao) acabe ficando muita coisa, nao?

    Eu adorei as regras, acho muito saudavel isso, porque o sistema de combate pecava na hora da defesa, mas sera que as duas juntas dao certo?

    Nao sei se vcs jah usaram assim, mas pelo que eu entendi, no meu caso (foi o exemplo que usei pra calcular) um monge 2/guerreiro 1 teria +7 de ac e, caso eu usasse uma amadurinha do tipo 'studded lather', teria 2/- de reduçao de dano. Isso pra um PJ sem grana, no nivel 3!

    Nao sei o que se passa na cabeça do Mario (e nao quero saber, cruzes, chega a me arrepiar a idéia de adentrar tal obscuridade!) mas essas medidas tornarao tanto os pj quanto os inimigos mais duros na queda. De qqr forma, fiquei muito curioso pra ver as duas em açao hehehe.

    Aguardo os comentarios dos outros

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu acho que a regra de armadura dando RD faz muito mais sentido do que dando CA, todavia já a usei (não sei se foi a do UE, mas acho que sim)e não gostei... Os personagens que causam pouco dano, acabam sendo muito prejudicados... Um arqueiro, por exemplo, que, de uma forma geral, não tem força alta acaba prejudicado demais... Nesse jogo em que joguei com a regra, o ladino do grupo se ferrou, era quase incapaz de causar dano (ainda mais que era uma campanha de nível elevado), só os mágicos mesmo...

    De qualquer forma, conversaremos sobre isso daqui a pouco...

    ResponderExcluir
  4. Fála rapaziada... hoje não chegou a ter jogo... então não conectamos. Bogus e Robinho vieram aki em casa e apenas discutimos as regras novas e as possíveis alterações pros personagens... fizemos apenas alguns comentários gerais sobre a aventura e etc.

    Jogo mesmo só amanhã, no sábado!!!

    ResponderExcluir
  5. E aí, o Bruno ou algum dos novos jogadores foi, possibilitando a sessão hoje??

    Quando falei com o Bogus no celular, até achava que ainda daria pra ir, mas não foi possível... Quando der, coloquem o resumo aqui...

    abs

    ResponderExcluir
  6. O Bruno foi mas jogou só até as 18:00... dps voltou às 20:00, mas aí eu já tava de saco cheio... cheguei a mestrar só pro Bogus pq tava cansado de esperar... mas po, fiquei deprimido, sinceramente... :(

    Talvez no sábado que vem tenhamos um jogo mais animado... sei lá...

    Este, de novo, não valeu... tristeza total...

    ResponderExcluir
  7. Realmente nós estamos num ponto difícil, um problema de qualquer jogador já inviabiliza a sessão... QUando eu disse ao Bogus que tentaria ir foi justamente por isso, eu sabia que iria ficar complicado, especialmente quando ele disse que o Leo não poderia e o Mike não tinha dado sinal de vida até aquele momento... Só que, além da enxaqueca (que só melhorou à noite), no final do dia eu me descobri gripado (estou até parecendo o Bogus de tanto que espirro, rsrs)...

    Eu já passei por esse problema no meu outro grupo de D&D (em Storyteller também, mas não é tão complicado jogar sozinho pela própria natureza da história, que não depende tanto de um grupo de personagens), onde eu acabei jogando sozinho várias vezes nos últimos tempos...

    Temos que torcer pra pelo menos um desses novos membros que você convocou se firmarem no grupo, pois senão só conseguiremos jogar bem de vez em quando mesmo...

    ResponderExcluir
  8. Pois eh. Mas td bem. Isso acontece mesmo, é apenas uma fase ruim, realmente. Mas vai passar! Vc não precisa ficar chateado com nada, pois tem sido o jogador mais importante neste momento, haja vista sua frequente presença na mesa. O Bogus tb tem sido importante, mas infelizmente não pode participar tanto. O pobre do Bruno é que tá tolhido, tadinho... rs... mas isso faz parte tb.

    Acredito que o Leonardo esteja animado, bastante animado. E parece que o Pablo (amigo dele) vai poder jogar tb.

    Aliás, isso me leva a outra questão. Parece que o Pablo tem uma certa preferência por jogar no domingo, porque sábado ele costuma sair com a namorada e talz.

    Então, queria saber se existe alguma oposição para, eventualmente, jogarmos no domingo. Não digo que domingo tenha que ser MANDATÓRIO, mas se existe a possibilidade pelo menos tentarmos.

    Antigamente jogávamos quando a maioria podia (sábado ou domingo), foi mais por causa do Pietro que ficamos focados só no sábado. Agora, contudo, não vejo porque devemos nos apegar ao sábado exclusivamente. Então, por mim, pode ser qlq dia.

    Além do que, dps que o cara tiver enturmado, talvez ele possa jogar tb aos sábados, sei lá...

    O que acham?

    Outra coisa, essa semana vou fazer uns playtests com essas novas regras pra poder avalia-las melhor. No sábado fiquei com uma pulga atrás da orelha sobre o lance Defense Bonus e do Armor Reduction... o Bruno colocou uma verdade em pauta: os combates ficarão bem mais lentos, e isso é um grande problema no meu sentir.

    Talvez eu decida revogar estas duas alterações e manter o sistema básico neste tocante... vamos ver!

    Qlq mudança e eu aviso AQUI no BLOG!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. eu não li ainda pois estou no trabalho mas se forem as regras da casa sobre RD, esquiva, aparar, bloquear que eu ajudei a criar eu já conheço e prefiro-as muito mais q a regra de CA, mesmo aumentando o numero de rolamentos num combate a coisa se torna mais dinamica o caombate fica com mais movimentos e e as ações ficam muito mais bem definidas na cabeça dos jogadores, eu nunca me incomodei muito com o combate ser mais longo, e nem fica tanto assim se o pessoal que estiver jogando permanecer focado nas ações e no jogo, e também nas campanhas do mario não tem lá tantos com bates assim e quando tem é quase impossivel não prestar atenção no que ta rolando. A proposito e quanto a regra de Wounds e pontos de vida, eu tmb as acho bem interessantes.
    Esse sabado se forem conectar podem contar comigo vou resolver os "problemas" do meu note e vai dar pra jogar.

    ResponderExcluir
  10. Pra mim é tranquilo domingo sim, ao menos no atual momento não faz diferença pra mim... Mas acho que pode ficar difícil pro Bogus quando ele estiver aqui...

    Devido ao RD e ao aumento na CA decorrente do Defense Bonus os combates ficarão mais lentos realmente... Mas acredito que é uma questão de adaptação também, de dosar o nível do combate com as novas regras, e, nisso, esses testes podem ser importantes... Porém, nada contra manter o sistema atual, que acaba sendo a solução mais simples...

    ResponderExcluir
  11. Pra mim tb nao muda muito.
    Talvez domingo até melhore, porque ae da pra sair no sabado.

    Soh pra avisar, esse fim de semana estarei viajando de novo :P, mas estou de olho AQUI no BLOG

    ResponderExcluir
  12. MestreCavernoso28/04/2010 13:37

    Ok Dieguito...

    Aliás, eestou prevendo problemas pra essas sessões online já. A idéia inicial era jogar na casa do Bruno, pq lá tem Wireless com uma banda larga razoavelmente estável. Só que, provavelmente, vamos jogar cada vez menos por lá, até pra não tumultuar a casa dele - já que teremos novos jogadores, o grupo vai ficar grandinho, e etc.

    Lá em casa tb é complicado com um grupo grande, mas ainda sim é viável. Além do que, a internet lá é leeenta, mas até dá pra jogar sem vídeo.

    O problema é qdo as sessões foram FORA desses dois locais, como no condomínio da minha vó, em que não teremos, a princípio disponibilidade de game online...

    ... eu vou ver os planos pra reativar o meu modem 3g da vivo, mas lembro q na época não valia a pena continuar pagando pq a conexão tava mto ruim... isto pode ter melhorado contudo.

    Vamos ver.

    Se alguém tiver uma solução, que a apresente.

    Mudando de assunto, fiz alguns teste com o novo sistema já... ficou bem mais lento mesmo... alguém BEM que poderia fazer um cáculo pra saber qtos porcentos mais lento ficou o jogo, pq as CAs de uma forma geral aumentaram muito, e com a RD os personagens demoram um pouco mais pra cair.

    Realmente, não to vendo mta vantagem até agora não, mesmo pq não ficou mais divertido do que já era antes.

    Vamos ver isso tb.

    ResponderExcluir
  13. bom vendo a dificuldade de vcs com conexão eu prefiro ficar de fora, eu não sei se poderia manter a frequencia de participação pela net como fazia quando estava em friba e se for possivel jogo com vcs qaundo estiver por ai presente pessoalmente oq vai ser bem raro >< e eu provavelmente vou ser o kra q aparece com chars q dão trabalho ao mestre pra criar uma abertura no grupa pra minha entrada =P

    ResponderExcluir
  14. Ae galera, eu fui viajar mesmo, mas pelo que vi pelo twitter vcs me esperaram mesmo assim.
    Valeu mesmo!
    Aguardo as noticias (mas, pelo entusiasmo do Mario, foi boa neh?)

    ResponderExcluir
  15. mestrecavernoso07/05/2010 13:57

    Este sábado quero marcar game de novo! Será que vai rolar? Mais tarde vou ligar pra td mundo e avisar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Pra ligar pra mim eh 00XX33621650206. E vc vai pagar caro :P
    Pode avisar por aqui mesmo hehehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário